Tudo o que você precisa saber sobre condicionador

Ouvimos falar muito sobre as funcionalidades dos shampoos e os poderes milagrosos das máscaras de tratamento e acabamos conhecendo pouco sobre o condicionador. Isso faz com que muitas mulheres menosprezem o produto por pensarem que o uso não é importante, enquanto, na verdade, o condicionador tem um papel fundamental no cuidado com o cabelo.

Você sabe o que é e quais são as funções do condicionador? Tem dúvidas sobre a diferença entre ele e a máscara? E fica se perguntando se é importante usar sempre que o cabelo for lavado? Essas são as principais dúvidas sobre o condicionador e nós vamos te ajudar respondendo todas elas neste post.

Ficou curiosa? É só acompanhar para conhecer mais sobre o condicionador.

O que é um condicionador?

Basicamente, o condicionador é um produto com a função de equilibrar o pH dos fios e selar as escamas que se abrem com o uso do shampoo. Ele também tem efeito de reter a água no cabelo e de devolver nutrientes que são necessários para a saúde do fio. O condicionador age formando uma camada protetora na fibra capilar. Assim como as máscaras, o condicionador dá brilho, ajuda a controlar o frizz por ter carga negativa, aumenta a flexibilidade, elasticidade e ajuda na hora de pentear e desembaraçar os fios.

A sua formulação é geralmente composta por ingredientes como silicones, óleos e emolientes que, juntos, criam o efeito condicionante. O condicionador é tão importante que, alinhado com outros cosméticos, ajuda no tratamento de problemas causados por fatores externos, desde a poluição até os procedimentos químicos.

Qual a diferença entre condicionador e máscara?

É bem frequente ouvir dúvidas sobre a diferença entre os dois. Embora existam semelhanças visuais, os dois produtos possuem matérias primas diferentes e são usados por motivos diferentes, e ambos são essenciais para a saúde dos fios.

O condicionador é de uso diário, devendo ser aplicado todas as vezes que o shampoo for usado, pois ele sela as cutículas. Já a máscara é feita para ser usada com intervalos de tempo maiores, pois o excesso de máscara pode deixar os fios pesados e até danificados, devido ao acúmulo de proteínas ou de outros ativos.

Enquanto o condicionador é mais leve e funciona diretamente nas cutículas do fio, a máscara é desenvolvida para tratamento e age na fibra capilar, levando proteínas e nutrientes para dentro do cabelo, tratando danos químicos, mecânicos e naturais.

Qual a forma correta de usar o condicionador?

Até aqui aprendemos o que é e quais são as diferenças entre o condicionador e a máscara, e descobrimos o motivo de ser importante usar os dois produtos. Agora é o momento de saber qual a forma correta de usar o condicionador.

O uso do condicionador é bem didático e não tem erro. Após enxaguar o shampoo do cabelo, retire o excesso de água para que o condicionador não se dilua e a quantidade de água não impeça de o cabelo absorver o produto. Em seguida, aplique o condicionador na extensão dos fios e evite aproximar da rais. É importante lembrar que o shampoo é desenvolvido para o couro cabeludo enquanto o condicionador é para os fios.

O tempo de permanência do condicionador no cabelo vai de acordo com cada marca escolhida, então é importante ler a embalagem do produto. Após o tempo de aplicação, é só enxaguar bem o cabelo, retirando todo o condicionador. Não tem mistério, e é apenas esse o passo.

Agora se você está fazendo algum tratamento com máscara em casa, seja hidratação, nutrição ou reconstrução (cronograma capilar), você deve aplicar a máscara logo após a limpeza com o shampoo, e só após a ação da máscara é que você deverá usar o condicionador. Ele deverá ser o último passo do seu tratamento, ficando assim: shampoo + máscara + condicionador.

Atenção às necessidades do seu cabelo

Os condicionadores pertencem a linhas de produtos indicadas para cada tratamento, ou seja, geralmente você encontra shampoo + máscara + condicionador indicados para algum caso específico. Por isso é importante você observar quais são as necessidades do seu cabelo para escolher o condicionador correto.

Se você está precisando recuperar os fios de procedimentos químicos como descoloração e alisamentos, o Condicionador Recuperador S.O.S, da linha Recuperadora S.O.S Bomba, é a escolha perfeita porque ele é formulado com proteínas, aminoácidos e queratina que vão devolver a vida aos seus fios.

Quer dar um up no crescimento do cabelo? Então o ideal é o Condicionador Mega Crescimento, da linha Mega Crescimento Extratos Vegetais. Ele acelera o crescimento porque tem extrato de Jaborandi, raspa de Juá e Mutamba, além de D’Pantenol, que agem na raiz e nos fios, trazendo força, regeneração e hidratação.
Quer conhecer mais benefícios que os condicionadores da Desalfy podem oferecer ao seu cabelo? É só clicar neste link para descobrir todos os condicionadores da nossa linha e escolher o seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *